O que fazer quando a esclerose múltipla (EM) causa ansiedade?
01.08.2023
A esclerose múltipla pode ser uma fonte considerável de estresse em sua vida. Se você achar que sua ansiedade, relacionada à sua EM, bem como a outras coisas não relacionadas, está ficando muito difícil de controlar po https://ptools.cleo-app.com.br/publishing-tool/articlesr conta própria, é hora de agir e procurar ajuda.
É fácil ver como a esclerose múltipla (EM) pode criar um estresse adicional considerável em sua vida. A imprevisibilidade da doença pode criar ansiedade e angústia difíceis de controlar. Sentir um certo nível de tensão em algumas situações é uma parte normal da vida, ainda mais quando estamos falando de lidar com uma doença crônica. No entanto, você pode descobrir que a ansiedade que sente em relação à sua EM, bem como outras coisas não relacionadas à sua EM, está simplesmente ficando muito difícil de controlar por conta própria. Essa é a hora de pedir ajuda!
Alguns dos sintomas de ansiedade incluem:
- Ficar nervoso ou irritado em situações normais que não sejam estressantes
- Ter crises de pânico
- Suar ou tremer
- Não conseguir se concentrar em nada que não seja a razão da preocupação
- Ter dificuldade em dormir
- Hiperventilar (respirar rápido demais)
- Evitar situações cotidianas que parecem desencadear ansiedade
Existem algumas coisas que você pode fazer por conta própria para ajudar a aliviar a ansiedade:
O exercício é uma boa maneira de combater o estresse e a ansiedade. Você pode incluir exercícios em sua rotina diária optando por caminhar em vez de dirigir ou se matricular em uma aula de ginástica em sua vizinhança. Fazer exercícios só ou na companhia de alguém vai melhorar o seu humor e tirar sua mente de preocupações.
Certifique-se de ter uma boa noite de sono. É mais provável que você sinta estresse se seu corpo estiver cansado e esgotado.
Pratique técnicas para ajudar a aliviar a sensação de ansiedade Atividades como ioga e meditação podem ajudar a reduzir o estresse.
Cafeína e nicotina podem piorar a ansiedade. É aconselhável evitar bebidas com cafeína, como café, chá e bebidas energéticas. Se você fuma, considere parar.
Seu tratamento dependerá dos sintomas que você apresenta?
Álcool e drogas recreativas podem oferecer alívio temporário da ansiedade, mas a longo prazo podem piorá-la. Se precisar de ajuda para parar com uma substância, você pode falar com seu médico.
Se você ainda estiver sentindo algum dos sintomas de ansiedade ou sentir que precisa de mais ajuda para lidar com ela, entre em contato com seu médico. Ele pode encaminhar você a um psicólogo, terapeuta ou psiquiatra, que vaiajudar a superar os desafios que você está enfrentando. Em alguns casos, eles também podem sugerir medicamentos para lidar melhor com seus sintomas de ansiedade.
Lembre-se de que sua ansiedade é tratável e não é algo com o qual você tenha que lidar sozinho ou esconder das pessoas ao seu redor.A ansiedade pode ser difícil de controlar, mas há coisas que você pode fazer para torná-la mais suportável ou mesmo fazê-la desaparecer. Lembre-se de que é importante expressar suas preocupações aos amigos, familiares e ao médico. Além de ouvir, eles podem oferecer o apoio de que você precisa para começar a se sentir melhor.
Escrito por: Mary Gasparrini, Bacharela em Ciências Revisado por: C. Bazerque, MD. Maio de 2020
References
- Mayo Clinic.Anxiety.Último acesso em 07/09/2020. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/
- Mayo Clinic [Internet]. Managing Anxiety in MS. Último acesso em 07/09/2020. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/
- National Multiple Sclerosis Society [Internet]. Emotional Changes. Último acesso em 07/09/2020. Disponível em: https://www.nationalmssociety.org/